DESCUBRA O SEU NÍVEL
DE DEPENDÊNCIA EMOCIONAL

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QUESTIONARIO - Descubra seu nível de dependência emocional

Responda as perguntas de forma a usar SIM OU NAO, e anote em sua agenda.
 

1.Você sente necessidade de consultar o seu parceiro em tudo que faz?

2.Tem medo da solidão, da rejeição e do abandono?

3.Quando você não está com seu companheiro, não suporta a distância e liga para ele várias vezes para saber onde e com quem está?

4.Você é incapaz de aproveitar os momentos em que está sozinha?

5.Sua felicidade depende exclusivamente do seu parceiro e não consegue suportar a ideia de um término?

6.Você se afastou dos amigos e da família desde que começou essa relação?

7.O tempo que passa com o seu companheiro nunca é suficiente, você sempre quer mais?

8.Você não se atreve a tomar a iniciativa em nada e não expressa sua opinião por medo de desagradar o outro?

9.Qualquer atividade que você faz sem o seu parceiro é chata e monótona?

10.Você já se fez de vítima para chamar atenção do outro?

11.Sua vida não tem sentido sem essa pessoa?

12.Você necessita provas constantes de afeto e amor?

13.Você vive preocupada com o futuro e estabilidade da relação?

14.Tem dificuldade em colocar limites quando o seu companheiro faz algo que te magoa?

15.Você valoriza muito o outro e acha que tem muita sorte de alguém tão incrível querer ser seu parceiro?

16.Você é ciumenta?

17.Você perdoaria uma traição para não ter que terminar o relacionamento?

18.Você vive para ajudar o seu parceiro em tudo, inclusive a resolver seus problemas pessoais?

19.Você não suporta seus erros e é muito crítica com as suas falhas?

20.Se o seu companheiro está ocupado e não te dá atenção, logo pensa que já não te ama mais?

 

 

Resultado


Para cada resposta afirmativa, some 1 ponto. É importante ressaltar que este teste não substitui a avaliação de um psicólogo.

 

De 0 a 5 pontos: você não é dependente emocional

 

Você tem muita segurança em si mesma e não coloca seu relacionamento acima das suas necessidades pessoais. É capaz de equilibrar todas as esferas da sua vida com o relacionamento. No entanto, você defende tanto a sua individualidade que pode passar a impressão que não quer se envolver seriamente em uma relação. Logo, seria interessante analisar se se mantém à margem do compromisso por medo a estabelecer vínculos profundos ou por não querer mostrar-se vulnerável.

 

De 6 a 10 pontos: baixa dependência emocional

 

Você sabe que nos relacionamentos é importante ceder e negociar. Consegue expressar seus sentimentos com clareza, mas em algumas situações demonstra insegurança e é incapaz de defender sua autonomia. Seria bom começar a colocar alguns limites e a praticar o autocuidado para não deixar que a dependência emocional cresça e passe a interferir de forma negativa na sua vida.

 

De 11 a 15 pontos: dependência emocional moderada

 

Seu medo de perder o seu parceiro leva você a certos comportamentos de dependência. Gosta de satisfazê-lo, muitas vezes deixando seus próprios interesses em segundo plano. Se você continuar agindo assim, sua individualidade estará seriamente comprometida. Lembre-se que em uma relação saudável, ambos se cuidam, tem objetivos individuais e conseguem expressar suas opiniões sem medo. Reflita sobre suas atitudes que podem estar contribuindo para esse apego inseguro.

 

De 16 a 20 pontos: dependência emocional elevada

 

Você sente uma enorme necessidade de cuidar do seu parceiro, mesmo que isso signifique sacrificar pontos importantes da sua vida. Tudo gira em torno do relacionamento e você adora sentir que é útil ao outro. Além disso, evita qualquer tipo de conflito por acrediitar que um relacionamento feliz é aquele em que não há brigas. Porém, não se engane: essa forma de agir, cedo ou tarde, trará consequências. A individualidade é um dos principais pilares de um relacionamento saudável.

 

4 passos para superar a dependência emocional
 

Seja sincera com você mesma.
Busque entender os motivos do seu comportamento vicioso.
Por que você tem medo de estar sozinha? Quais são as razões da sua baixa autoestima? Vale à pena manter uma relação tão desequilibrada? Refletir sobre estas questões ajudará você a reconhecer seus pontos fracos e a buscar uma solução para o problema.

Converse com o seu parceiro.
Reconhecer a dependência emocional não significa ter que acabar com o relacionamento. Abra seu coração, fale dos seus medos e pergunte a ele como vocês podem melhorar a convivência para que ela seja mais equilibrada. A sinceridade tem o poder de aumentar a união e a conexão entre o casal.

Comece a cuidar dos seus próprios interesses.
asse a equilibrar melhor todas as esferas da sua vida. Retome o contato com familiares e amigos. Se cuide mais. Descubra novos hobbies, invista tempo em se aprimorar.

Estabeleça limites. Não aceite estar em uma relação na qual não se sente realmente plena por medo à solidão. Se você percebe que o seu companheiro não respeita a sua individualidade e que se aproveita dessa sua dependência para dominar você ainda mais, talvez seja o momento de considerar o fim do relacionamento.


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Dr.Paulo Valzacchi

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